quinta-feira, 23 de junho de 2011

Por que as pessoas não ficam quietas nos shows?

Por que as pessoas não ficam quietas nos shows?

Não quero dar uma de chato nesse post, mas acho que João Gilberto tem razão. O público precisa de um mínimo de silêncio e de bom senso quando vai assistir a um show de música.
No último sábado (18 de junho), Milton Nascimento trouxe seu show E a gente sonhando para São Paulo. O Via Funchal, casa onde foi a apresentação, estava lotado. Pudera. Milton optou por fazer uma única noite. Fãs, admiradores, gente de outras cidades… Todos queriam ver Milton.
No palco, Milton dividiu a cena com um coro formado por jovens de sua cidade de coração, Três Pontas, em Minas Gerais.
Logo na primeira música, Encontros e Despedidas, um grande sucesso da carreira de Milton, já havia gente gritando nomes de músicas para ele cantar. Um gaiato gritava “Sebastião”, talvez querendo se referir aSebastian, do álbum que o Bituca gravou com Gilberto Gil.
Os pedidos de música, que geralmente surgem na hora do bis, quando muitos artistas até abrem esse tipo de consulta, agora aparecem durante todo o show. A cada “intervalo” de música, alguém gritava um título. Chato. Um desrespeito ao artista que cria um show. Ainda mais um show como E a gente sonhando, com um roteiro bem amarrado e lindas novas canções do CD homônimo, lançado recentemente pelo Milton.
Fora isso, ainda tinha uma mulher que, por diversas vezes, gritava o nome de sua cidade na esperança de que Milton ouvisse. O que ela esperava com isso?
Outra senhora pedia para que Milton mandasse um beijo para a vizinha dela. Como assim? A vizinha estava lá? Estava ouvindo pelo celular?
Simpático com o público, Milton, incapaz de uma indelicadeza, até tentou atender o que a espectadora queria. No final, ele mesmo pediu que o público participasse das canções que reservou para o bis (Canção da AméricaMaria, Maria).
Show de música é uma comunhão entre artista e público. Mas um precisa respeitar o outro. Gritar o tempo todo atrapalha, tira a concentração do artista, incomoda os vizinhos de cadeira. Que São João Gilberto nos socorra das pessoas que vão aos shows abusar da paciência alheia!